12 agosto 2013

Mundo universitário, como é?



A faculdade é uma etapa muito boa na vida de um estudante, porém um tanto quanto complicada em certos aspectos. Eu por exemplo, estou cursando Letras/Inglês e Português. Mas, essa foi a minha segunda tentativa em um curso de nível superior. Confesso, que tenho achado o meu curso um pouco cansativo e até monótono. Eu não tinha expectativas quando ingressei na faculdade e acho que isso me ajudou bastante, mas ao mesmo tempo me frustou bastante também. No entanto, eu quero muito tirar o maior proveito do curso e principalmente conquistar o meu diploma. A faculdade na minha opinião não se diferencia muito de um colégio. O que realmente se destaca em termo de mudanças, é o fato de estarmos estudando o que gostamos e ao mesmo tempo estarmos sendo preparados para o mercado de trabalho. 



Você pode faltar as aulas? Pode, só não deve! Os professores não correrão atrás de você ou dos seus pais. Ir para as aulas, meio que se torna uma responsabilidade exclusivamente sua. No colégio estávamos acostumados aqueles puxões de orelha de vez em quando, nos relembrando dos nossos deveres e nos alertando sobre a importância do colegial para o futuro. Só que na faculdade, o futuro chegou. E é a hora de deixar os velhos hábitos do ensino médio também.
Como funciona o sistema de faltas na faculdade? Isso depende da instituição. Mas, geralmente com um determinado número de faltas você reprova a cadeira e não será mais necessário você comparecer à aula da disciplina que você foi reprovado. 


Depende da faculdade. Na minha por exemplo,  as festas só acontecem se a sala se mobilizar e organizar o evento. Não é comum ter calouradas lá. A calourada para quem não sabe, é um evento que ocorre nas instituições de ensino brasileiras. Eu tenho amigos que frequentam esse tipo de festas, e o meu conselho para vocês que estão com os dias contados para a faculdade ou que estão com a data marcada de alguma calourada,é que tomem cuidado com pessoas erradas. Sabemos que em festas deste tipo; bebidas, drogas e sexo são maneiras de se divertir para alguns estudantes. Porém, não faça algo que você provavelmente vai se arrepender amargamente depois. Não existe nada melhor do que ter o domínio sobre si mesmo e o travesseiro mais fofo que você pode dormir, é uma consciência tranquila. 


Bom, primeiro precisamos ter em mente que estamos indo para um ambiente de estudo. Evitar roupas desconfortáveis é uma dica que deve ser seguida à risca. Pois, não tem nada pior que se encontrar em um local que não condiz com a sua vestimenta. Eu particularmente gosto de usar alguns looks que falem um pouco sobre mim, algo meio alternativo com um toque pessoal meu. Por mais que eu esteja indo estudar, eu gosto de me sentir bem com o que eu visto. Mas, sempre fazendo algumas mudanças para me adequar ao ambiente em que estou fazendo parte. Um dica que é indispensável é comprar um casaquinho bem quentinho caso a sua sala tenha ar condiciado. As vezes sinto que me confundem com um pinguim. E em algumas faculdades, eles disponibilizam blusinhas com o nome dos cursos.


Não vou dizer que é desnecessário. Pois, eu mesma faço uso de cosméticos para ir à faculdade todos os dias. Me encontro em uma fase mega chata, onde espinhas fazem parte da minha vida. Então, tento escondê-las ou pelos menos disfarçá-las com alguns produtinhos. Estou fazendo tratamento de pele, e trocando alguns produtos ''comuns'' por produtos especializados para casos de acne, de pele oleosa, etc. E é uma dica que eu dou para vocês que se encontram na mesma fase que eu. 
Mas, voltando ao assunto. Eu acho que é necessário sempre pensarmos que estamos indo estudar. O ideal é uma base de cobertura leve, ou média. Um batom clarinho ou uma batom mais escuro, porém seco...com uma boa duração e que não fique manchando tudo.  Nos olhos, a única coisa que eu não recomendo muito é aquele famoso... ''olhão'' esfumado preto. Mas, vale brincar com um rímel e lápis colorido e também sombras diversificadas. Uma boa ideia para quem não tem muito tempo para fazer uma make, seria o delineado de gatinho. Se você já tem uma certa prática, isso vai te poupar alguns minutos. E para pessoas com jeito mais recatado, eu sugiro sombras de cores neutras. 



Eu acho que é importante você comprar um caderno para as suas anotações, canetinhas e uma agenda para te relembrar das atividades que você vai precisar desenrolar no decorrer do curso. Isso é o básico que você vai precisar levar para a faculdade. Na minha, por exemplo... eu não compro livros, os conteúdos são ''dados'' em fichas, e você pode recorrer à biblioteca. O seu estilo de bolsa, ou mochila, fica ao seu critério. 


É totalmente possível. Eu posso falar disso com propriedade, porque o meu namorado estuda na mesma faculdade que eu e na mesma sala. A lição que eu aprendi é que quando é pra acontecer simplesmente, acontece. Parece clichê, mas é a pura verdade. Quando Deus abre a porta , você decide se vai entrar ou não. A decisão é sua! Uma dica que eu posso te dar, é que você faça da faculdade o seu foco, se acontecer de você namorar com alguém, ótimo! Mas, não tornemos isso uma prioridade. 


Assim como o amor é totalmente possível, a amizade dentro de um âmbito acadêmico também é. É necessário que a convivência exista para que os sentimentos se manifestem. E nos detalhes iremos perceber quem são nossos amigos e quem não faz ''questão'' de ser. As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.


O conteúdo passado em sala de aula fará parte do processo avaliatório de aprendizagem da faculdade. Estudar é necessário! Pesquisar é muito válido, também. Uma super dica é: Não deixar as atividades extras se acumularem. Trabalho é nota! Tanto o digitado, quanto o feito a punho ou até mesmo o que requer uma apresentação. Estudar o conteúdo que vai ser apresentado, é muito importante! 



Os professores geralmente são mais sérios, mas nada que assuste. Você vai precisar extrair deles o máximo conteúdo possível. Não se esqueça: Você corre atrás dos professores, e não ao contrário. Aproveitem o tempo na faculdade, pois é uma experiência incrível e única. Apesar dos dias monótonos. Até a próxima postagem! 


Todas as fotos dessa postagem foram retiradas da internet, eu apenas as editei. 











55 comentários:

  1. Adorei o post, ajuda muito a tirar a dúvida de muita gente!
    Beijos >.<
    http://duasdosesdeglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha achado isso, um beijo!

      Excluir
  2. Ótimo post sobre faculdade,temos que estudar mesmo...adorei...

    http://cecilia-reis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Obrigada pela sua visita, um beijo.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Obrigada pela visita ao meu blog e estou retribuindo, tbm estou seguindo. Beijão

    http://a-ultima-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, e você como vai?
      Eu que agradeço, um beijo!

      Excluir
  4. Oi Linda, adorei seu post!
    Sei bem como é a vida de universitário, e achei suas dicas muito válidas.
    Sobre o que você falou no começo, a gente pode passar a vida inteira querendo estudar algo que só vamos saber realmente se gostamos quando já estivermos na faculdade ou até mesmo trabalhando com aquilo, infelizmente não tem jeito. Tem que ter força de vontade porque por mais legal que pareça, as matérias vão ser puxadas e difíceis, sempre vai ter algo que você não goste né, mas se não fosse difícil não valeria a pena"
    Beijinhos!

    http://queridodiariodemari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, fico feliz que tenha gostado.
      É verdade, estou passando por uma fase meio complicadinha na faculdade, e entendo perfeitamente o seu relato.
      Estudamos não só o que gostamos, mas o necessário.
      Um super beijo!

      Excluir
  5. ameiii seu blog também tenho um blog segue lá! bjs sucesso!! absolutafashionista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*!
      Tentei seguir, mas o blog não foi encontrado. :/

      Excluir
  6. aqui na minha cidade tem duas faculdades, a que formei que é particular parece um desfile de moda a noite (eu fiz de manhã e a tarde), é uma coisa desnecessária fica parecendo que é uma festa.
    Agora a UFG eu me encanto quando vou lá, com tantos estilos e tudo muito básico
    http://jehbennett.blogspot.com.br/
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu concordo. Temos que saber nos vestir de acordo com a ocasião, com o objetivo e com a hora.
      Beijão!

      Excluir
  7. Adorei o post e seu blog!
    Já estou seguindo!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*.
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Oi, obrigada pela sua visita no meu blog.
    Amei seu post, muito legal esse tema.
    É tudo muito diversificado né, principalmente de estado para estado.
    Tem regiões que as coisas são diferentes.
    Aqui por exemplo, eu moro na PB, tudo é bem legal. A UFPB tem aquele pessoal com vários estilos, sem parecer desfile. Enquanto na particular é aquela passarela.

    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu adorei escrever sobre esse tema...
      Nossa, eu moro bem pertinho de você em Recife *-*!
      Obrigada pela sua visita e pelo o seu comentário.
      Um cheiro!

      Excluir
  9. Oiii minha linda !
    Tudo bem espero que sim ! Nossa seu blog é incrível nossa , eu amei ele , você escreve muito bem , fala de tudo muito bem pra falar a verdade !
    perfeito seu blog , espero que continue assim , todo lindo !
    Estou seguindo seu blog e curtindo a fan page do blog
    Tem como retribuir por favor ?
    www.batom-veermelho.blogspot.com.br
    Fique com Deus linda , Beijos & Sucesso que será merecido !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe , mas eu não vi a sua fan page , então desculpe pelo o comentário ter isso .
      Mas curte a minha por favor ?
      obrigada

      Excluir
    2. Muito obrigada *-*, fiquei muito feliz com o seu comentário.
      Pode deixar, que eu vou tentar ter o mesmo capricho com as outras postagens. Eu curti e já estou te seguindo. Um beijo!

      Excluir
  10. Ownn, amei aqui flor *---*
    Eu faço Med Vet e amooo , no inicio tb achei um pouco cansativo, mas agora acostumei.
    vida universitaria é uma delicia ne , a gnt reclama , mas é feliz , haha
    É claro que já estou super seguindo lindona e te
    convido a me seguir tb e curtir a fan page do meu
    blog. Meu canal do Youtube: tainaheille

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, sério!
      Eu já pensei em saber medicina veterinária,sabia?
      Eu amo animais. E imagino que você também.
      Já estou te seguindo!
      Um beijo.

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog. Já estou seguindo!!
    Tem post novinho esperando por você!! Beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, ok!
      Um beijo.

      Excluir
  12. Adorei o post
    justamente pq me ajudou
    a esclarecer muitas dúvidas
    que formei em minha mente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Eu fico feliz que eu tenha realmente ajudado alguém.
      Obrigada por visitar o meu cantinho, um beijo!

      Excluir
  13. Quando eu for universitária, vou sofrer com roupas k Adorei seu blog e já estou seguindo! Ficaria imensamente feliz se você retribuísse :3 Beijos! Aguardo você lá! :D

    http://madeixasdeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você vai sofrer com as roupas?
      Fiquei curiosa, rs.
      Sou nordestina e serva do Senhor, também!
      Um beijão.

      Excluir
  14. Adorei seu post!
    Eu fazia letras também, na verdade eu estava fazendo dois cursos letras e psicologia, mas acabei tendo que optar só por um pois estava exausta. Agora faço só psico, mas assim que terminar vou voltar a fazer letras rsrs

    decotti.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo! Engraçado, também pensei em fazer Psicologia.
      Um beijo!

      Excluir
  15. Otimo post,mas você se esqueceu das provas e tal que são mais dificieis mas eu ainda estou na oitava serie tenho tempo para chegar até a faculdade!
    Beijos e seguindo...
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Eu acrescentei o tema provas por causa de você, obrigada por ter falado. Um beijão!

      Excluir
  16. Adorei o Post ^^ Matou minha curiosidade

    chocoonut.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com o seu comentário.
      Obrigada *-*.

      Excluir
  17. Adorei o post, to no segundo semestre de jornalismo e estou gostando bastante. E é diferente do ensino médio, mas não muito, também. Só que agora são responsabilidades diferentes e é nós que temos que correr atrás, mesmo. Mas eu gosto bastante!
    E qual foi o seu primeiro curso? Fiquei curiosa hahahah

    http://teoremanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jornalismo deve ser ótimo! E concordo com o que você disse.
      O meu primeiro curso foi ''Eventos'', eu sei parece meio estranho, mas foi.

      Excluir
    2. Ah, e um beijo!

      Excluir
  18. Belo Post e belas dicas também.
    Concordo com tudo o que você falou e escreveu.

    Beijos
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fiquei feliz com o seu comentário.
      Um beijo.

      Excluir
  19. ooi flor, amei seu blog, e amei esse post, no fim do ano vou prestar o vestibular!!! muuuito nervosa hahaha

    Obrigada pela visitinha la no Count to ten, já segui aqui :}

    http://nicolinaspoliini.blogspot.com.br/

    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte pra ti no vestibular... calma! É só manter o foco.
      Um beijo.

      Excluir
  20. ótimo post, faculdade é o melhor, conhecer pessoas que se tornarão seus amigos para o resto da vida, namorar, festar ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu concordo!
      Um beijo.

      Excluir
  21. Gostei muito do post, concordo com muitas coisas ditas nele.
    Quanto a make eu uso só o batom msm e corretivo, deixo minha pele bem natureba, roupa a mais confortável.
    Ainda não faço facul, quando formei não sabia ainda qual curso queria fazer, daí investi em cursos básicos e técnicos, agora voltei ao cursinho para tentar esse ano.
    Obrigada pela visita.
    Beijos e seguindo.
    http://lilinail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com o seu comentário e me vi nele também, fiz curso de Web Design por um tempo, tentei outra faculdade...
      É normal!
      Boa sorte no vestibular.
      Um beijo e obrigada!

      Excluir
  22. Eu me pergunto muito como é o mundo da facul, já que deixei passar as chances de ingressar em uma. Terminei o ensino médio ano passado e decidi não fazer faculdade, (pelo menos nenhuma no país), mas achei legal sua escolha de curso, era uma das minhas opções tbm *-*

    Amei o post, já estamos seguindo, beijões da Gabi <3

    http://perigosas-garotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa, você tem o sonho de ir pra outro país cursar faculdade, Gabi? E quais seriam as suas outras opções, um beijo!

      Excluir
  23. - Concordo, tiro muitas duvidas minhas nesse post, pretendo engessar na facul ano que vem s2
    Seguindo aqui. Lhe convido a me visita e me seguir..
    http://maquiandomakeup.blogspot.com.br/
    sucesso ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu tenha retirada as suas dúvidas. Acho uma ótima ideia.
      Claro, sigo sim.

      Excluir
  24. Oii, já estou seguindo. adorei o post :)
    http://melhor-e-impossivel.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, beijão!

      Excluir
  25. Essa fase universitária é complicada rsrsrs!!
    Adorei o post lindaa *-*
    Amanhã tem o 2º Look da Maratona do meu blog, vem conferir!
    http://alinemuchiut.blogspot.com.br/
    beijos lindaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, e pela sua visita. Um beijo!

      Excluir

Expectativas Reais
Layout desenvolvido por: Daniela da Silva
Tecnologia do Blogger