26 maio 2014

Morando em Londres (Entrevista com Dani Passos)


Onde você está agora nesse exato momento? 
Fui selecionada, depois de algumas etapas, pelo programa Ciências Sem Fronteiras para estudar computação por um ano em uma universidade em Londres (Reino Unido). Cheguei aqui em Janeiro desse ano e terei que voltar em Janeiro de 2015.

O que você levou em sua bagagem?
O que trazer na bagagem foi uma duvida que eu passei meses tentando decidir (sério). Finalmente, acabei por decidir trazer uma mala grande e uma pequena. Como eu ia chegar aqui em Janeiro, no meio do inverno, eu tive que comprar várias roupas de frio porque roupa de frio é uma coisa que você não encontra no guarda-roupa de um Recifense. Encontrar roupas de frio pra comprar na minha cidade também não era uma opção muito favorável, então várias roupas eu tive que comprar pela internet, pelo menos 2 meses antes de viajar. E como eu ia passar um ano em outro país, a mala tinha que ter bastante coisa. Então, eu trouxe 2 casacos grandes pra inverno europeu, algumas blusas de linho, duas segundas pele, uma luva (só pra garantir), algumas blusas simples de manga comprida, 2 calças jeans e outras coisas menores como camisas, vestidos, etc. Também trouxe coisas essenciais como alguns produtos de cabelo, pele, maquiagem e várias outras coisas. Ah, não pode esquecer do passaporte :)!

Qual foi a experiência mais incrível que você viveu aí, em Londres? 
Foram tantas experiências boas aqui que fica até difícil escolher apenas uma. Aqui em Londres a experiência mais incrível foi o dia que eu ganhei um ingresso para ver o musical The Phantom of the Opera. Eu já tinha visto o filme e alguns trechos do musical pelo Youtube e eu também possuía um dvd original do filme na minha casa, mas ver ao vivo um dos meus musicais preferidos foi muito emocionante. Outra experiência incrível aconteceu comigo em Edimburgo. Eu fui visitar a cidade dois mês depois de ter chegado em Londres e estava maravilhada com a beleza da Escócia, porém no final do dia eu reparei que tinha perdido a minha carteira e entrei em desespero porque todos os meus cartões estavam lá. Como eu tinha certeza que tinha derrubado na rua numa área perto de uma igreja, falei com um homem que trabalhava fazendo tour por perto e contei o que tinha acontecido. Ele disse que ia perguntar para as pessoas do tour e pegou meu número do celular caso encontrasse alguma coisa. Eu acabei ficando por perto com certa esperança de achar na rua minha carteira. Quando eu já estava perdendo as esperanças, o mesmo cara do tour me encontra e diz que encontrou minha carteira. E o mais incrível era que não faltava nada na minha carteira, estava tudo ali. Isso é uma coisa que muito provavelmente não iria acontecer na minha cidade natal. De todas as cidades que eu já visitei, posso garantir que os habitantes de Edimburgo são as pessoas mais simpáticas que eu já conheci.

Qual foi a mania mais ''estranha'' que você percebeu que as pessoas  de Londres possuem? 
Caramba, mania estranha é uma expressão muito forte. Acho que a coisa mais estranha que eu consigo pensar é que as pessoas daqui não costumam cuidar muito bem da saúde bucal. Então você consegue identificar um inglês de verdade pelo sorriso :).

Você sofreu algum preconceito por ser brasileira? 
Nunca aconteceu nada desse tipo comigo. Eu acho que isso se deve ao fato de que Londres é uma cidade com mais habitantes estrangeiros do que ingleses de fato. Mas eu também não sofri nenhum preconceito em nenhuma outra cidade da Europa.
Como eles te receberam? 
A maioria das pessoas aqui são receptivas e simpáticas. Como na universidade tem muitos estudantes de vários países diferentes, eles estão acostumados a organizarem atividades para integrar a galera. Na primeira semana que eu cheguei em Londres, a universidade organizou vários programas para todos os visitantes estrangeiros se conhecerem. Por exemplo, no primeiro dia teve um encontro num pub aqui ao lado, no dia seguinte teve um jantar numa pizzaria famosa aqui perto e também teve um city tour pelo centro de Londres onde no final teve uma gincana (e foi assim que eu ganhei o ingresso para ver The Phantom of the Opera).Eu acho que, como Londres é uma cidade com muitos estrangeiros, não tem muito preconceito aqui não. Inclusive é super normal encontrar brasileiros pelas ruas. 

Você já comprou muitas coisas? Se sim, poderia citar algumas?!
Já comprei muita coisa aqui. Assim que cheguei eu comprei mais casacos e roupas de frio, e também comprei coisas necessárias pro quarto e cozinha. 

Você poderia falar de alguns dos pontos turísticos que você visitou? 
Aqui em Londres já visitei os principais pontos turísticos como Big Ben, London Tower, London Eye, Trafalgar Square, alguns museus, e vários outros. Porem, meu ligar preferido em Londres é sem dúvida nenhuma Camden Town. Camden Town é um distrito com vários mercados de rua, lojas e locais de música. Porém, o que chama atenção em Camden Town é seu estilo alternativo. La dá pra encontrar todo tipo de coisa desde roupas ate acessórios alternativos e antiguidades. Viajar dentro da Europa é razoavelmente barato, então também visitei outros países, como Espanha, França, Itália, Alemanha, Luxemburgo e Escócia.

Que dica você daria para as pessoas que desejam ir visitar ou morar em Londres?
Se você quer vir morar aqui, venha de preferência com um plano certo do que fazer aqui. Como aqui o custo de vida é alto, seria muito arriscado vir somente com a cara e a coragem.Se você quer visitar Londres, venha preparado para o preço das coisas (transporte aqui é caro) e eu recomendo passar pelo menos uma semana conhecendo a cidade, porque aqui tem uma infinidade de lugares legais de todos os tipos para visitar. Eu moro aqui há quase 5 meses e ainda não conheci nem a metade do que a cidade tem a oferecer.

Foi difícil para conseguir o seu passaporte?
O passaporte não é difícil de tirar, basicamente qualquer pessoa pode tirar o passaporte, é como uma identidade. Só tem que pagar 170 reais para isso.A parte problemática é tirar o visto, porque eles perguntam todo tipo de coisa, como por exemplo, se você tem dinheiro pra sobreviver lá e de onde vem esse dinheiro, quais suas intenções no país, quanto tempo pretende passar lá, etc. Se você é estudante tem que comprovar a aceitação na universidade ou seja lá o que for.Mas o visto só é necessário se a pessoa for passar mais de 6 meses na Europa.

Quanto tempo demorou todo o processo? 
O passaporte demora mais ou menos 2 semanas pra ficar pronto e o visto demora no máximo um mês (você tem a opção de pedir com urgência pagando mais).

Você fez muitos amigos em Londres?
Fiz alguns amigos aqui, a maioria é brasileiro mesmo (LOL), mas também conheci várias pessoas de outros países e tive o prazer de compartilhar várias boas experiências com eles.

As coisas em Londres são caras?
Considerando que a libra esterlina é uma moeda muito valorizada, as coisas aqui são muito caras sim. Londres é uma das cidades com mais alto custo de vida do mundo. Porém, se você comparar os valores com o salário que as pessoas recebem aqui, então não é assim tão caro.

Como tem sido a experiência de morar em outro país?
O Reino Unido é um mundo diferente do Brasil e não me arrependo de ter escolhido esse lugar para morar por um ano. Claro que o Brasil tem alguns pontos positivos, mas eu gostaria que o Brasil também tivesse vários bons costumes que encontro por aqui.

Você se sentiu triste em algum momento? 
Me sinto um pouco triste sempre que bate uma saudade das pessoas que deixei no Brasil, amigos e família. Mas Londres tem muitas alternativas de coisas para fazer, então sempre que fico triste procuro logo alguma coisa para me distrair.

Quando você vai voltar ao Brasil?
A previsão é voltar em Janeiro de 2015, porque eu tenho que voltar, mas minha vontade era ficar por aqui mesmo.

Qual foi a coisa mais desagradável que você passou em Londres?
Não lembro de ter passado nenhum momento desagradável aqui que não tenha sido minha própria culpa (perder a carteira, por exemplo). Claro que não é o lugar perfeito, mas também não aconteceu nada desagradavelmente sério.


 

Obrigada Dani

6 comentários:

  1. caramba! adorei essa entrevista! nossa londres ... ah fiquei com vontade de conhecer mais ainda rsrs.beijos
    thelindysdiaries.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou *-*.
      Um super beijo!

      Excluir
  2. Londres é sonho de consumo né?!!




    Seguindo seu blog. Retribui? Basta clicar em: "Participar deste Site", na lateral do meu blog! =)
    Beijos,
    Te aguardo lá!!
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, apesar que eu acho que o meu sonho é conhecer o Canadá haha *o*.
      Tá certo, beijo ♥

      Excluir
  3. Foi uma óptima entrevista, gostei imenso de ler :)
    Beijinhos!

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Expectativas Reais
Layout desenvolvido por: Daniela da Silva
Tecnologia do Blogger