27 março 2017

Reparação / Atonement (Resenha)


Título: Reparação / Atonement
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 272
Estrelas: ✩✩✩✩

O livro foi dividido em 3 partes e conta com uma espécie de prólogo no final. O romance Atonement do autor Ian McEwan, se passa em 1935 e narra a história de Robbie Turner e Cecília Tallis, dois jovens apaixonados que tiveram suas vidas destruídas por um equívoco da irmã de 13 anos de Cecília, Briony Tallis.
Briony Tallis é uma aspirante a escritora, muito organizada, perfeccionista e com uma imaginação fora de série. Por não ser capaz de entender as ações e motivos por trás de uma relação madura entre um homem e uma mulher, ela acaba cometendo um grande erro que leva Robbie à cadeia. Robbie para sair do cárcere se alista para lutar na segunda guerra mundial. Cecília por sua vez, torna-se enfermeira e corta relações com a sua família, pela injustiça que fizeram com Robbie. 
Atonement fala sobre; arrependimento, amor, segunda guerra mundial, culpa e reparação.
O livro é bem denso e a obra mostrou-se rica em detalhes tanto do contexto social da época, quanto do histórico.
É uma história triste, mas que com certeza merece ser lida. Esse foi mais um livro que eu li por causa de um seminário da faculdade, mas que decidi trazer a resenha aqui para vocês, por acreditar na importância do mesmo para a literatura inglesa.
Existem muitos detalhes que eu tive que ocultar ao escrever esse resumo de Atonement para vocês, então eu juntei alguns elementos importantes do romance e explorei de forma muito superficial, para que vocês tivessem apenas uma ideia do que se trata a história. 
PS: Atonement é um romance metaficcional, ou seja, uma ficção dentro de outra ficção. E é isso que torna o livro tão especial. Mas, não se preocupem em desvendar o significado deste recurso utilizado pelo autor, no final do livro vocês vão poder compreender de forma muito clara, sem maiores problemas.


Beijos e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas Reais
Layout desenvolvido por: Daniela da Silva
Tecnologia do Blogger